É um exame que quantifica a densidade mineral dos ossos para verificar se há algum grau de perda de massa óssea. Com base nesses dados, o método identifica indivíduos suscetíveis ao risco de fraturas, pois compara a densidade óssea encontrada tanto com a de pessoas mais jovens quanto com a de indivíduos da mesma faixa etária, sempre do mesmo sexo e raça.
A densitometria óssea é fundamental para a prevenção, o diagnóstico e o acompanhamento da osteoporose. Além disso, tem utilidade na avaliação da massa óssea em crianças e adolescentes.
O método faz uma análise computadorizada da densidade óssea, utilizando uma quantidade mínima de raios-x. O indivíduo só precisa se deitar na mesa do exame para que o equipamento de densitometria possa adquirir as imagens da coluna lombar e do fêmur, que são os ossos mais afetados pela osteoporose. O procedimento não é incômodo e dura em torno de 15 minutos.
Orientações:
Este exame é realizado somente com solicitação médica. Caso o cliente tenha realizado exames de Medicina Nuclear ou radiografia/tomografia computadorizada com contraste por via oral ou retal, deve haver um intervalo de sete dias entre esses exames e a densitometria. Vir de preferência com roupa que não tenha metal.
A comparação com exames anteriores só é possível se os estudos forem feitos no mesmo aparelho e entre exames de até 5 anos.
Agendamento
Este exame deve ser agendado com antecedência. Chegar 30 minutos antes do horário marcado para ser atendido na recepção.